Distrito Sala
Detalhe Evento
Carlos Menezes Convida

Carlos Menezes Convida

Música & Festivais | Música

Teatro M. Garcia Resende

Sala Principal
Classificação Etária
Todas as idades
Bilhete Pago
A partir dos 6 anos
2017
jan
14
Realizado

Duração

70 minutos

Abertura Portas

21:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Produtor

Musico

Breve Introdução

Instrumento de acompanhamento, por natureza, o Contrabaixo assume o papel solista e o consequente protagonismo musical, revela a sua voz num conjunto de temas que abarca o fado, o cante alentejano, o jazz e música erudita.

Sinopse

Espetáculo musical onde o contrabaixo assume o papel de solista interpretando peças variadas que vão desde o fado á musica erudita.

Interpretação

Carlos Menezes e convidados

Produção

Carlos Menezes

Ficha Artística

Começou o seu estudo no Contrabaixo em 1992 com o professor Pedro Wallentein, no ano seguinte com o professor Manuel Rego e em 1994 com o professor Ioury Axenov. Enquanto aluno da EPMEV, foi primeiro contrabaixo da orquestra clássica desta escola, onde realizou concertos em Portugal, Espanha e Moçambique, e participou em vários grupos de Música de Câmara. Terminou a prova de aptidão profissional no Contrabaixo com 18 valores. Participou em 1995 e 1997 no estágio da Orquestra das escolas particulares. Em 1998 foi convidado para lecionar contrabaixo na Academia de Música Eborense e no ano seguinte na Escola Profissional de Música de Évora juntamente com o professor Ioury Axenov. Foi primeiro contrabaixo na Orquestra Juvenil Cidade de Évora onde em 2000, representou Portugal na Expo em Hanôver. Participou em várias tours duas das principais Orquestras Portuguesas, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Gulbenkian. Teve o privilégio de trabalhar com alguns dos mais conceituados maestros, tais como: Graça Moura, Ivo Cruz, Lawrence Foster, Michael Zilm, Claudio Scimone, Muhai Tang, Gunther Herbig, Philippe Auguin, Junichi Hirokami, Luca Pfaff, entre outros. Lecionou Contrabaixo no ano de 2001/02 no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina. Em 2003 iniciou um projeto intitulado Piano enContrabaixo, que resultou na edição de um CD com o mesmo nome, onde gravou com o pianista italiano Mauro Dilema algumas das obras mais importantes escritas para Contrabaixo: Concerto Op. 3 de Serge Koussevitzkye e a peça Kicho de Astor Piazzolla. Paralelamente ao seu percurso na Musica Clássica, desde muito cedo se interessou por outros géneros musicais. Tocou e gravou muitos estilos de música diferentes (Jazz, Fado, Étnica, Tradicional Popular Portuguesa e Africana). Em 2004 integrou o projeto de Custodio Castelo Trio, com quem realizou concertos em todos os Continentes. É musico do Projeto Rouxinol Faduncho, Carlos Leitão, Mara e Cristiana Águas, sendo um dos Contrabaixistas mais solicitados para gravação de Fado. É licenciado em Educação Musical pelo IESC. Em 2015 lançou o seu segundo álbum a solo, onde o Contrabaixo assume o papel principal.

Informações Adicionais

Participam como convidados:

Custodio Castelo, um dos mais importantes instrumentistas da atualidade da guitarra Portuguesa.
Mara, um voz ainda por descobrir pelo grande publico, cheia de cor intensidade e pureza.
Carlos Leitão, uma das grandes vozes do fado.
Pedro Calado, a grande voz do cante alentejano.
Sónia Mendes, a voz do piano.
Walter Areia, um grande contrabaixista Brasileiro que atravesso o atlântico na procura de novas sonoridades

Serviços Adicionais

Veja ainda: